O Centro Universitário FAG recebe, neste mês de setembro, o Selo “Instituição Comprometida com a Empregabilidade”, reconhecimento que destaca o compromisso da instituição com o acompanhamento da trajetória profissional de seus egressos e com a melhoria contínua da formação acadêmica.
A certificação está relacionada ao IASE (Indicador ABMES/Symplicity de Empregabilidade), ferramenta de pesquisa chancelada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é um órgão vinculado ao Ministério da Educação - MEC. “Com a pesquisa, as instituições têm acesso a dados importantes que mostram como os egressos estão ingressando nas empresas ou mesmo empreendendo, e quais as competências estão em alta demanda”, destaca Eduardo Madureira, coordenador da CPA - Comissão Própria de Avaliação.
O Selo constitui um importante indicador do compromisso do Centro Universitário FAG com a formação acadêmica e profissional de seus estudantes. “Esta conquista evidencia a adoção de práticas educacionais alinhadas às demandas do mercado de trabalho e às transformações contemporâneas do contexto educacional e profissional, além de contribuir para o fortalecimento da credibilidade institucional, o selo demonstra a preocupação com o desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, favorecendo a inserção e a permanência dos egressos no mercado de trabalho. Nesse sentido, demonstra a proximidade dos processos de ensino aprendizagem com o setor produtivo, promovendo parcerias e oportunidades de desenvolvimento profissional. Assim, o Selo de Empregabilidade configura-se como um diferencial institucional e como evidência do compromisso com a qualidade da formação, a empregabilidade dos estudantes e a relevância social da educação”, afirma o Pró-Reitor Acadêmico Afonso Cavalheiro Neto.
Por meio do indicador, é possível obter informações sobre a atuação profissional dos egressos, as competências mais demandadas pelo mercado e as áreas que apresentam oportunidades de aprimoramento. Esses dados contribuem para que as instituições possam avaliar seus currículos e desenvolver estratégias alinhadas às necessidades do mercado de trabalho.
Para a coordenadora do Núcleo de Atendimento e Apoio ao Estudante (NAEE), Patrícia Barth Radaelli, o selo reforça o compromisso do Centro FAG destacando-o como uma organização que valoriza a empregabilidade. “Para nossos estudantes, a certificação evidencia que a instituição está atenta não apenas à sua trajetória durante a graduação, mas também ao que acontece depois dela e, para os nossos egressos, representa o fortalecimento de um vínculo que permanece para além da colação de grau”.
A iniciativa reforça o compromisso do Centro FAG com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho e com a construção de oportunidades para seus estudantes e egressos.



