Colégio FAG anuncia 20º Concurso de Oratória

HÁ 9 MESES|29/09/2025|EM Colégio FAG2 MINUTOS DE LEITURA

Evento promove formação de lideranças e aprimoramento de habilidades de comunicação

Colégio FAG anuncia 20º Concurso de Oratória

Na noite de 23 de outubro, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio participarão da etapa final do 20º Concurso de Oratória do Colégio FAG. A iniciativa é realizada em parceria com professores de Língua Portuguesa, Redação e Língua Inglesa, com o objetivo de estimular competências de argumentação, escrita, liderança e expressão oral.

Ao longo dos últimos meses, as turmas produziram textos argumentativos com diferentes temáticas:

6º e 7º anos: “Consumo consciente e o desafio de viver com menos em um mundo de excessos”;
8º e 9º anos: “A influência das mudanças climáticas na qualidade de vida nas cidades”;
Ensino Médio: “O papel da inovação tecnológica no combate à degradação ambiental”.

Os trabalhos foram discutidos e revisados em sala de aula, e um representante de cada turma foi selecionado para a apresentação final no dia 23.

O diretor do Colégio FAG, Gabriel Paiva, ressalta a importância da atividade: “O concurso desafia os alunos além da produção do texto. O controle das emoções e a comunicação clara são habilidades importantes para a vida, trabalhadas desde a escrita e os treinos até a apresentação final”.

A competição premiará os três primeiros colocados de cada categoria, com valores de R$ 500,00 (1º lugar), R$ 300,00 (2º lugar) e R$ 200,00 (3º lugar). A banca avaliadora será composta por profissionais da área de comunicação e afins, que levarão em conta critérios como organização do texto, dicção, uso adequado da linguagem, eloquência, controle emocional e postura.

O edital completo da competição está disponível aqui.