8º Congresso de Formação Docente coloca inspiração, tecnologias e metodologias ativas em foco

HÁ 20 MESES|26/07/2024|EM Colégio FAG3 MINUTOS DE LEITURA

Evento contou com oficinas, palestras e muita integração

8º Congresso de Formação Docente coloca inspiração, tecnologias e metodologias ativas em foco

Foi realizado, de 22 a 26 de julho, o 8º Congresso de Formação Docente para professores do Centro Universitário FAG, FAG Toledo, Faculdade Dom Bosco e Colégio FAG. O evento é organizado pelo NAD (Núcleo de Apoio ao Docente), e busca trazer novas metodologias, discussões e conhecimentos para os educadores, além de promover integração entre os colaboradores. 

Já na segunda-feira, os profissionais tiveram a oportunidade de participar de oficinas de formação, ministradas por especialistas. Ao todo, foram oferecidas seis oficinas: Neurociência aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, com o Dr. Kleber Pereira; Trilha do Engajamento Discente: como construir aulas criativas?, com os professores Leandro de Souza e Jessica Borges; Modelagem e impressão 3D para professores, com Helder Carozzi; Uso de podcast/videocast como metodologia ativa, com Talita Ferraz; IA no Ensino Superior: usos, evoluções e perspectivas, com Sergio Mota e Leandro Ensina; e Lidando com situações de estresse, ansiedade e depressão na sala de aula, com Édina Oliveira e Silvana Batista. 

Depois de muito aprendizado nas oficinas, a terça-feira trouxe a oportunidade de debate sobre a inovação e o compromisso ético dos professores com a educação. A discussão ocorreu durante a palestra do professor José Pacheco, que é coordenador e professor há três décadas no Projeto Escola da Ponte de Portugal, Doutor em Ciências da Educação e Mestre em Educação pela Universidade do Porto. 

“O professor não explica o que sabe: transmite o que é! Meu compromisso é ensinar o que as pessoas querem saber. Se não fizermos perguntas, não encontraremos respostas, apenas um comentário. Por isso é importante que façamos perguntas e busquemos aprender todos os dias”, destaca Pacheco. 

Na sexta-feira, o Colégio FAG contou com uma programação exclusiva. Em parceria com a direção e as coordenações, o NAD trouxe a mestre em Educação, Elaine Schuck Rambo, para realizar a palestra “Professores competentes mediam educação com inteligência emocional e estabelecem limites com autoridade e (de)docência”. 

“Dialogamos muito sobre nosso trabalho na docência considerando a inteligência emocional, tendo esse cuidado consigo, com os outros e nos conectando com os alunos, para que eles tenham, além de processos significativos de aprendizagem, um desenvolvimento da sua singularidade, aprendendo a lidar consigo e com os outros de forma inteligente”, enfatiza Elaine. 

Já no período da noite, os novos docentes do Centro FAG participaram do Laboratório Pedagógico para novos docentes. O objetivo é apresentar a estrutura, setores de apoio e os  sistemas oferecidos pela Instituição para auxiliá-los ao longo do período letivo.

"Os Encontros de Desenvolvimento Pedagógico representam momentos importantes para a troca de saberes e vivências entre professores e especialistas, visando a constante melhoria da educação e o sucesso acadêmico dos estudantes," afirma a coordenadora do NAD, Lenir Luft Schmitz.

"O Centro FAG valoriza profundamente o desenvolvimento contínuo de nossos professores. Por isso, promovemos os Congressos de Formação Docente, que são momentos essenciais para a atualização e o aperfeiçoamento das práticas educacionais. Acreditamos que investir na capacitação dos nossos educadores é fundamental para garantir a excelência acadêmica e o sucesso de nossos alunos," ressalta a pró-reitora de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, Aline Gurgacz Ferreira.

Depois de uma semana repleta de novos conhecimentos, os docentes se preparam, agora, para receber os acadêmicos na volta às aulas, na segunda-feira. 






CONFIRA A

Galeria de Imagens

VER FOTOS (79)